COMBATE ÀS FRAUDES: Casal de estelionatários é alvo de operação da Força Tarefa em São Luís (MA)

A Força Tarefa Previdenciária desarticulou em São Luís, capital maranhense, um esquema criminoso que fraudava pensões por morte. A operação aconteceu na manhã de hoje (21), quando foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Os investigados também terão os sigilos bancário e fiscal quebrados, além do bloqueio dos benefícios concedidos indevidamente.

Durante as investigações, iniciadas em outubro de 2013, a Força Tarefa identificou que um casal de estelionatários era titular de duas pensões por morte, mas que os benefícios foram concedidos por meio de documentos falsos. O prejuízo identificado até o momento é de aproximadamente R$ 750 mil.

A operação, denominada Aquestos, contou com a participação de seis policiais federais e de um servidor do Ministério da Previdência Social. Ela faz referência ao termo do direito civil que designa os bens adquiridos pelo casal na constância do casamento ou da união e que passam a integrar a sociedade conjugal.

A Força Tarefa Previdenciária é uma parceria entre Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários. Qualquer cidadão também pode ajudar no combate às fraudes na Previdência Social. A denúncia pode ser feita pelo telefone 135. 

Fonte: http://www.previdencia.gov.br/